Vídeos, fotos, edições, posição solar, metro quadrado, área construída, facebook, instagram, tik tok, youtube, seguidores, curtidas, google, gerenciadores esses são os termos e o foco da profissão de corretores de imóveis atualmente.
Corretores disputam quem é mais visto através de fotos e vídeos com luxuosas edições e pixels cada vez maiores.
O mercado imobiliário deixou de ser visto como última opção e resumiu-se a metro quadrado, posição solar e área construída, vemos uma avalanche de informações, sempre com o mais do mesmo.
Um profissional do mercado imobiliário precisa de mais que habilidade de negociação, mais que habilidades digitais, mais que saber gerar leads. É necessário um globo de habilidades desenvolvidas ao mesmo tempo.
Sobretudo o corretor precisa entender que é uma empresa com diversos setores onde tudo tem que caminhar com consistência e coerência, é um conjunto de fatores que traz o resultado, quando ele se preocupa apenas com vídeos, fotos, capitações está olhando apenas para seu marketing e deixa os outros departamentos desta empresa contando com a sorte.
Petter Druker disse: “se você não pode medir, você não pode gerenciar” e ainda complementou: “o que não pode ser medido não pode ser melhorado” o corretor precisa aprender a administrar sua própria empresa, para melhorar e para escalar.
Vamos citar como exemplo o controle da taxa de conversão, que apesar de ser uma métrica usada no marketing digital é vital, ela permite mensurar quantas pessoas avançaram cada etapa do funil de vendas.
Imagine que o corretor atende 300 pessoas por mês, e consegue converter 4 vendas, sua taxa de conversão será 1.33%. A partir do momento que ele sabe qual sua taxa de conversão ele vira o jogo e usa isso a seu favor.
Seguimos o exemplo: o corretor precisa atender 300 pessoas por mês para efetuar 4 vendas, e trabalha efetivamente 25 dias no mês: são 12 pessoas por dia, logo, ele não deve terminar seu dia de trabalho se não conseguir se conectar de forma efetiva com 12 potenciais clientes de compra do seu produto, se ele não se conectar com essas 12 pessoas, no dia seguinte ele já começará em débito e então precisará se conectar com as 12 pessoas do dia e mais as que não fez no dia anterior
Corretor faz anúncios em portais imobiliários, em Facebook e Instagram, tem seu próprio website, faz ações de PAP (porta a porta) mas e ai? O que será que está lhe trazendo mais resultados? E será que ele está tendo lucros? Isso é fluxo de caixa.
Assim como as empresas, o corretor precisa controlar entradas e saídas do seu caixa de acordo com cada centro de custos, para então entender o que te traz lucros e o que te traz prejuízos.
A partir do momento que ele tem dados, e sabe analisá-los, isso permite que ele invista mais recursos em determinado anúncio ou pause outros.
Poderia citar inúmeros exemplos de controles que auxiliam no dia-a-dia do corretor e que faz com que ele deixe de trabalhar na sorte e trabalhe com base em dados e métricas que o auxiliam na tomada de decisão.
Histórico de contatos com cliente, funil de vendas em formato de Kanban, relatórios de custos, relatórios de retorno sobre o investimento, cadência de atendimento do cliente e muito mais, o corretor pode alcançar tudo isso através de disciplina e da escolha de um bom CRM – Customer Relationship Management ou em português Gestão de Relacionamento com o Cliente.
Costumo dizer que a partir do momento que o corretor se olhar como empresa e entender que existe um leque de oportunidades que se abrem através da profissionalização e da gestão de dados ele deixa de contar com a sorte e seus resultados decolam.
Não é venda, é vida!
Daiana Pantano é especialista em Negócios Imobiliários por formação, Graduada em Publicidade, Propaganda e Administração de Empresas, Pós Graduada em Gerenciamento de Projetos, Gestão Empresarial é especialista em investimentos, Palestrante e Corretora de Imóveis, com experiência de mais de 20 anos no setor, tem mais de 55 equipes, 550 corretores e mais de 1.2 Bilhões de VGV sob sua gestão.
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